terça-feira, 4 de novembro de 2014

Análise das contradições presentes na escola. Síntese da Entrevista de Selma Garrido Pimenta no livro, "A Escola Tem Futuro?"



Minha nova postagem conta com uma pequena síntese de um capítulo do livro: “A escola tem futuro?”, organizado pela autora Marisa Vorraber Costa.
Nosso tema gira em torno das contradições presentes na escola, que é visto com um espaço de formação humana e social. A entrevista teve como participante a professora Selma Guarrido Pimenta.
Selma Garrido levanta questões sobre o pensar critico da escola e nos orienta que devemos aprender com que estão no chão da escola, os professores da Educação Básica.
A entrevistada ressalta o papel da formação continuada de professores, que sempre esteve presente em seus estudos desde o inicio de sua atuação docente. Salienta a grande importância do estágio, argumentando que o estágio terá sentido para o estudante logo no início da formação, para que o mesmo entre em contato com o cotidiano escolar.  
A escola pode estar em decadência, mas ainda continua sendo o espaço que possibilita o desenvolvimento humano e propõe que a escola deve mudar em sua forma de gestão. Ao finalizar a entrevista Selma ressalta que a escola é uma instituição que tem uma construção histórica ao decorrer dos anos. E o papel de nós, professores devemos inovar, buscar novidades para o fazer diário na escola.

Um comentário: