A chegada ao curso de Pedagogia foi um pouco repentina, quando me inscrevi no Sistema de Seleção Unificada (SISU), pela nota do ENEM e me deparei selecionado para cursar Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. A escolha foi aleatória, sem nenhuma preferência, mas o que levei em conta na minha decisão foi o fato de na minha família ter muitas professoras, inclusive cito o caso de minha Irmã, que fala com muito carinho da profissão docente. Minha irmã é uma grande incentivadora da minha permanência no curso.
Minha trajetória como professor começou quando, por processo seletivo, fui chamado a exercer um cargo, REDA, na Prefeitura Municipal de Jequié, cuja função era de Orientador Social. Trata-se de um profissional que lida diretamente com a clientela dos Programas Sociais e desenvolve atividades pedagógicas com temas transversais. Deparo-me com os alunos de 10 a 14 anos em minha frente, e daí começo a dialogar sobre os assuntos e desenvolver algumas atividades.
Gosto muito da especificidade do campo da educação, me identifico com as questões sociais envolvidas em todos os passos do processo educativo. Penso que a Educação, se bem pensada e executada, pode melhorar e muito a vida dos seres humanos, conscientizando-os e fazendo-os cidadãos que pensam sobre sua própria condição.
De principio não sabia bem onde estava entrando, não sabia a dimensão da formação de um professor, o que hoje no III semestre já fica um pouco mais claro. Uma coisa que me inquietava desde o inicio era a habilitação do curso, em Educação Infantil e Séries Iniciais, por restringir o pedagogo em um professor alfabetizador, educador. Mas ao longo da minha curta caminhada já pude ver que o curso tem muito mais a oferecer, e diversos caminhos a serem trilhados.
Minha trajetória como professor começou quando, por processo seletivo, fui chamado a exercer um cargo, REDA, na Prefeitura Municipal de Jequié, cuja função era de Orientador Social. Trata-se de um profissional que lida diretamente com a clientela dos Programas Sociais e desenvolve atividades pedagógicas com temas transversais. Deparo-me com os alunos de 10 a 14 anos em minha frente, e daí começo a dialogar sobre os assuntos e desenvolver algumas atividades.
Gosto muito da especificidade do campo da educação, me identifico com as questões sociais envolvidas em todos os passos do processo educativo. Penso que a Educação, se bem pensada e executada, pode melhorar e muito a vida dos seres humanos, conscientizando-os e fazendo-os cidadãos que pensam sobre sua própria condição.
De principio não sabia bem onde estava entrando, não sabia a dimensão da formação de um professor, o que hoje no III semestre já fica um pouco mais claro. Uma coisa que me inquietava desde o inicio era a habilitação do curso, em Educação Infantil e Séries Iniciais, por restringir o pedagogo em um professor alfabetizador, educador. Mas ao longo da minha curta caminhada já pude ver que o curso tem muito mais a oferecer, e diversos caminhos a serem trilhados.

Flávio, é interessante sua fala quanto ao curso que está cursando, hoje muitos chegam ao curso de pedagogia sem saber o que ele realmente forma. Acredito que você está no local certo, no curso certo, a EDUCAÇÃO PRECISA DE VOCÊ!!
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